top of page

Auto responsabilidade

Só você é a responsável pelo seu bem estar, pelo seu autocuidado, só você é capaz de se olhar primeiro, você não é a única responsável pelo bem estar do seu filho (ou filha), acredite em mim, eu demorei muito tempo pra abrir (um pouco) mão do controle.


Eu acreditava que só eu sabia o que meu filho queria, que só eu conseguia alimentá-lo direito, que só eu conseguia acalmá-lo direito, que só eu conseguia fazer ele dormir. E mesmo com um pai super presente e participativo, eu queria assumir tudo, carregar tudo e acabava assim, anulando o pai, mesmo que fosse sem querer.


Quando eu tinha algum compromisso e saia, deixava já almoço com prato montado, horário da fruta, o que podia e o que não podia (confesso que ainda faço muiiiito isso, mas estou tentando melhorar... é um processo) e nunca uma frase fez tanto sentido, "deixa o pai passar perrengue" (ou a tia, ou a vó). Como que o pai vai saber o que dar se você sempre separa tudo, como que o pai vai saber que roupa colocar se você já deixa separado qual deve vestir. ABRA MÃO DO CONTROLE e deixe o pai ser pai. E está tudo bem se naquela refeição seu filho não tiver os 5 tipos de alimento no prato, na outra você compensa ou se a roupa não estiver combinando, ele está vestido.


Assuma a sua vida, pare de esperar que as pessoas te deem condições de se cuidar, descansar, sair e crie você essas condições. Só você é responsável pela sua vida, se está pesado, delegue, peça ajuda, crie condições para que você faça o que precisa e o que quer fazer.


Quantas vezes não abrimos mão de fazer algo pra gente quando a coisa aperta, quantas vezes não pedimos ajuda e achamos que as pessoas (incluindo o pai) deve adivinhar o que queremos. Pois bem, não é assim que funciona, na maioria das vezes a bola de cristal dos outros está quebrada e se não formos extremamente claras (com letra negrito e grifa texto) eles não entendem o que precisamos, portanto puxe a responsabilidade do seu bem estar pra si e GRITE por ajuda quando quiser. Acredite, você irá se surpreender.



bottom of page