top of page

Ciclo circadiano



Se para os adultos ter o sono desregulado já interfere e muuuito em tudo, imagina então para as crianças, que estão em fase de desenvolvimento motor e cognitivo!


Todo mundo já sabe o quanto o sono é importante para o desenvolvimento, mas o que poucas pessoas sabem é que não basta a criança dormir 12 horas por dia por exemplo, ela precisa dormir nos horários adequados para que seja feita a correta secreção de hormônios que influenciam em tudo, influenciam em coisas como a qualidade de sono, o apetite, o crescimento, a absorção de conhecimento e por aí vai.


➡️O recomendado é que nós como educadores, ajustemos os horários das crianças favorecendo esse ritmo biológico, estando em sintonia com o ritmo da natureza.

Ou seja, ir dormir quando começa a escurecer entre 19/20hrs, pois é nesse horário que as crianças têm um pico de secreção de melatonina, hormônio que induz o sono de qualidade.


O que acontece é que muitas casas mantém seu ritmo agitado a noite e assim a criança não entende que é hora de dormir, ao invés do seu corpo secretar melatonina (que a fará dormir com qualidade), começa a secretar cortisol (hormônio que mantém ela acordada) mesmo já sendo escuro, então você vê aquela criança hiper agitada no final do dia e na verdade ela só está demonstrando o quanto precisa de ajuda para dormir, ela está exausta.


O ciclo circadiano influencia em tantas coisas e se entendemos o funcionamento dele e ajustarmos nossos filhos nesse ritmo percebemos coisas como o aprendizado é favorecido se apresentado no horário que estamos mais alertas, que a atividade física deverá ser incluída nos horários de força muscular. Que acordar no horário do despertar favorece o apetite, pois temos secreção de hormônios que favorecem isso. Assim nossos filhos tem ritmo externo e interno funcionando em sintonia.





Quero saber de você, já conhecia o ciclo circadiano e a importância de ajudar nossos filhos a estar em sintonia com esse ritmo?



bottom of page