top of page

Desenvolvimento motor

Sou fisioterapeuta e uma coisa que ficava aflita, eram os marcos motores, quantos meses rolou, sentou, andou e por ai vai.

Cada vez que o meu filho demorava para adquirir uma habilidade motora, já ficava toda preocupada.

Fiz acompanhamento com um excelente fisioterapeuta, Dr. Mário, no início da vida do Nicolas, isso porque ele tinha diagnóstico de pé torto congênito, quando estava na barriga e após seu nascimento, mesmo estando confirmado que o diagnóstico estava errado, ele tinha permanecido muito tempo com os pés mal posicionados e preferimos fazer a fisioterapia para ajudá-lo a voltar mais rápido.

Dr. Mário, trabalha com estimulação precoce e me ajudava nas melhores maneiras de estimular a próxima aquisição motora.

Nicolas sempre foi um bebê muito tranquilo, ele não tinha aquela vontade de buscar algo, então algumas aquisições ele demorou um pouco para adquirir, como por exemplo o rolar. Mas outras ele adquiriu mais rápido, como o sentar com e sem apoio, então não fiquem tão preocupados com as tabelas, se for um pouco antes ou depois não tem problema nenhum, estimule, observe mas sem neuras.

Se tiver um atraso significativo aí sim procure um profissional capacitado para te orientar.

Aqui em casa, o engatinhar por exemplo, não foi adquirido, ele pulou direto pro andar e tá tudo bem, eu até brinco que ele aprendeu a engatinhar com 1 ano e dois meses, porque só nessa época quando queria algo embaixo da mesa passou a fazer 4 apoios e engatinhar, depois que já sabia andar.

Cada criança é uma criança e nos precisamos dar os estímulos e estar presente, mas elas vão se desenvolver da maneira delas.


Tabela de aquisições motoras


bottom of page