top of page

Introdução Alimentar

Oi pessoal, vou descrever um pouco como foi a introdução alimentar aqui em casa, as dificuldades e o que me fez modificar.

Chegaram os tão desejados 6 meses, até então estávamos em amamentação exclusiva, contei os dias para esses 6 meses, pois começaríamos a tão esperada introdução alimentar.

A ansiedade e falta de informação dessa mamãe de primeira viagem atrapalhou bastante, mas faz parte do processo, no dia que ele completou os 6 meses fomos na pediatra e saímos de lá com a lista de frutas que podia dar. Nessa consulta perguntei sobre o BLW e por desconhecimento da médica, ela nos falou que ele não podia começar desse jeito porque não possuía o movimento de pinça. (o que não é verdade, pois os bebês começam de forma diferente justamente por não possuírem esse movimento ainda, mas só descobri depois).

Mamão foi a escolhida para iniciar e foi um sucesso, um monte de gente acompanhando como se fosse final de campeonato, uma vibração a cada colher que era colocado na boca, ele dava risada e provava a nova experiencia.

Com as frutas foi tudo bem, Nicolas provava e comia um pouco, tinha dias que comia um pouco mais e outros menos.

Um mês depois começamos a introduzir os salgados, ouvi que ele precisaria comer a quantidade de uma xícara e ai que começou a ficar complicado, ele NUNCA, comia isso e me vi distraindo e brincando com ele pra abir a boca e colocar comida dentro, afinal de contas, segundo a pediatra, ele PRECISAVA comer muito mais do que estava comendo. A situação não estava nada legal, o Nicolas assim que sentava no cadeirão já começava a reclamar, eu a cada refeição também me via incomodada com aquilo e foi ali que senti necessidade de mudança. Li muito, pesquisei, comprei livros e mudamos radicalmente a alimentação do Nicolas. Nessa época com quase 8 meses começamos o BLW.

Os principais pontos que amo no blw e em tudo que li é o seguinte, essa primeira fase o bebê precisa conhecer os alimentos e tudo bem se ele não comer bem, o leite continua sendo a principal fonte até o primeiro ano, então relaxa mãe. Envolva ele no processo, explique o que ele está olhando e o permita conhecer esse alimento, para conhece-lo ele vai apertar, cheirar, jogar no chão, vai fazer tudo antes de comer.

Respeite seu bebê, se ele não abrir a boca para comer é porque naquele momento ele não quer esse alimento, não empurre comida goela a baixo, ofereça em outro horário, de outra maneira, aprenda a entender seu bebê.

Nossa vida mudou completamente quando passei a entender e aplicar tanto o blw como a participativa em casa, as refeições são feitas de forma prazerosa pra mim e pra ele.



O que na minha opinião é mais difícil são os outros, infelizmente a maioria das pessoas desconhece essa técnica e morre de medo, com engasgos, detesta sujeira e por ai vai... O tempo todo, escuto um monte de besteiras e vejo olhos se revirando na minha maneira de introduzir os alimentos, mas faz parte e por isso o conhecimento é tão importante, pois te dá segurança para seguir em frente.



E por ai, como foi ou está sendo a introdução alimentar dos babys?



bottom of page