top of page

O poder das escolhas limitadas

Hoje vou falar de uma das ferramentas da disciplina positiva mais presente aqui em casa, as escolhas limitadas.

Escolha limitada é você permitir que seu filho (ou filha) tenha o poder de escolha dentro do que você considera aceitável, ou seja, você oferece a ele duas escolhas que quem decidiu previamente foi você e assim ele se sente aceito, útil e importante.


Por exemplo:

é hora de guardar os brinquedos, você prefere guardar os carrinhos ou o lego?


Escolhas limitadas é uma excelente ferramenta para dar limites claros respeitando a criança. Como disse é uma das ferramentas que mais uso no meu dia a dia aqui com os meninos, sempre que sinto uma resistência já recorro a ela, ou então pra facilitar o dia a dia mesmo, seja na hora de comer ou do banho, pra guardar os brinquedos como citei acima, para escolher o pijama. Imagina uma situação na sua casa, pode ser algum momento que está tendo que falar mais vezes para conseguir cooperação, agora pense em duas escolhas que pra você seria aceitável que seu filho fizesse e tenta implementa-la, depois vem me contar o que aconteceu?


Aqui em casa eu sempre consigo a colaboração muiiito mais fácil quando uso as escolhas limitadas, pra mim é bem melhor do que pedir mil vezes pra vir sentar para almoçar por exemplo. Chamo a primeira vez, não tive sucesso, na segunda eu pergunto: Você prefere vir pra mesa andando ou pulando igual o canguru? 99% das vezes dá certo, ele escolhe e vem.


bottom of page