top of page

Plagiocefalia - relato de caso

Oi gente, hoje vamos contar um pouquinho da história da Melina, quem nos conta é a mamãe Natália.



"Meu nome é Natália Merli e tenho uma filha de 5 meses chamada Melina.

Aos 2 meses comecei a perceber que a cabeça dela estava “amassada” na parte de trás do lado direito, no dia seguinte tivemos consulta com a pediatra e ela confirmou que estava amassada, comentou que seria uma plagiocefalia posicional. Disse que por ter descoberto cedo que poderíamos reverter e arrumar sozinho.

Aí começamos a deixa- lá mais de barriga pra baixo durante o dia, e dormindo de lado ( do lado oposto) e a noite ela dormia de barriga para cima, mas tínhamos que acordar de madrugada para virar sempre a cabeça dela pra esquerda. Começamos também fisioterapia pois ela tinha um grau leve de torcicolo congênito. Nem toda criança que tem plagiocefalia necessariamente tem torcicolo, mas pode estar associado.

Fizemos 2 meses e meio de fisioterapia e de reposicionamento. Melhorou bastante, visivelmente, porém não suficiente, não estava perfeitamente redondo. Então seguimos para o plano B, o uso de órtese craniana (mais conhecida como capacetinho). Poderíamos deixar e esperar para ver se continuava resolvendo sem ele, porém seria um risco que estávamos correndo, pois se não resolvesse teríamos que colocar a órtese mais para frente, e quanto mais tarde colocar mais tempo o bebê precisa ficar, pois o crescimento da cabeça é mais lento. Então resolvemos já arriscar.

Essas assimetrias cranianas, não é só um problema estético, no futuro, se não tratada, pode haver problemas na ATM, visão e outras coisas.

Mel começou a usar a órtese agora em Setembro, ela ainda está nos 5 primeiros dias de fase de adaptação, precisa ser usado 23h por dia e só tira na hora do banho. No caso dela pode ser que dure 3 meses o tratamento.

Os resultados são ótimos, já acompanhei outros bebês e estamos muito felizes em poder ter acesso e termos a oportunidade de dar esse tratamento para nossa filha. Ela é meu bem mais precioso e faço e farei de tudo para o melhor dela e para que ela seja feliz sempre. Amo minha filha.

E uma dica para você mamãe que repara isso no seu bebê, vá atrás do tratamento, por mais difícil que seja, por mais duro que é, vale muito a pena."









Compartilhe conosco sua história, com toda certeza ela poderá ajudar outras mamães também.

bottom of page