top of page

Ritual do sono

Desde recém nascidos acostumei com meus filhos a ter um ritual do sono, acredito que ter um ritual ajuda o bebê a entender que está na hora de dormir e que esse sono será diferente das sonecas diurnas.


Por aqui fazemos assim, não ascendemos muita luz dentro de casa, "deixamos a noite entrar", telas sempre desligadas e a partir das 17:30 fazemos atividades mais calmas e falamos em tom mais baixo pras crianças irem se acalmando e entendendo que está na hora de relaxar e logo mais adormecer.


O Nico janta enquanto lemos livros, em seguida é a hora dos banhos. Já disse algumas vezes o quanto gosto dos banhos a noite, acho ótimo para relaxar e entender que é hora de dormir.

Quando estou sozinha primeiro dou o banho do Nico e depois do Arthur, aí vamos todos para a cama do Nico, tudo apagado, Arthur mama, Nico deitado, rezamos e em seguida ficamos em silêncio para adormecer.

Nico sempre procura a mãozinha do Arthur pra dormir de mão dada com ele



Nos dias que meu marido está em casa, todo o final de tarde continuamos com a rotina deles, luzes apagadas, leitura na hora da janta, momentos de calma e depois vamos aos banhos ele dá banho no Arthur, aí eu vou pro quarto do Arthur dar tetê e colocá-lo pra dormir e meu marido toma banho junto com o Nico, lê uma história e depois coloca ele pra dormir


Na nossa família esse ritual funciona super bem, as crianças dormem cedo e nós adoramos isso, assim temos um tempo de qualidade após elas adormecerem. Eles dormem umas 19:00, 19:30 mas também acordam cedo e precisamos ter disposição para aguentar a energia deles.


Quero saber de vocês, já tem um ritual do sono por ai? está funcionado bem?



bottom of page